Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

Artigo da contadora Juh Círico, integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão Profissional do CRCPR

"Para reflexão, inicio este artigo com a seguinte pergunta: você, com suas características pessoais, com seus marcadores sociais (raça, identidade de gênero, orientação afetivo-sexual, condição, idade, entre outros), se sente representada(o/e) na área contábil, no ambiente em que você atua?

Segundo a historiadora norte-americana Joan Scott, a representatividade é importante para o reconhecimento dos direitos individuais e das identidades grupais. Para Rani Andrade, graduada em Relações Internacionais, representatividade se refere à expressão dos interesses de um grupo, na figura da pessoa representante. 

Na prática, no meio empresarial, por exemplo, significa ter pessoas diversas dentro das organizações, para que possa haver representatividade dentro das empresas.

Diante do exposto, a contabilidade é uma área que deve ser acessível e representativa para todas as pessoas, independentemente de suas características pessoais. 

Nesse sentido, a representatividade que é importante em todas as áreas, tem que ser pautada na contabilidade, considerando que a área contábil, para além da atividade técnica, possui implicações sociais e políticas. 

As informações produzidas pela contabilidade impactam não apenas as empresas, mas também indivíduos que trabalham para elas, clientes, fornecedores e a sociedade em geral. 

Como resultado, é fundamental que profissionais da contabilidade reflitam sobre a importância da inclusão e permanência de pessoas diversas na profissão contábil. 

A representatividade na contabilidade envolve a diversidade de pessoas que trabalham na área contábil, incluindo, por exemplo, a diversidade de raça, gênero, orientação afetivo-sexual, identidade de gênero, diversidade de origens geográficas, culturais e socioeconômicas. 

Quando há uma variedade de perspectivas representadas na área contábil, isso leva a uma maior criatividade e inovação, permitindo que as organizações contábeis abordem problemas de maneiras mais eficazes, inovadoras e criativas.

Ademais, destaca-se a presença da diversidade de clientes e usuários das informações contábeis. As empresas têm clientes e fornecedores diversos, e a contabilidade precisa levar em consideração as diferentes culturas e práticas comerciais que existem em diferentes regiões. 

Além disso, precisa ser acessível e compreensível com todas as pessoas diversas, independentemente do nível de educação formal ou da experiência em negócios. Isso significa que as informações contábeis precisam ser apresentadas de maneira clara e concisa, sem jargões técnicos, sendo adaptadas para os stakeholders.

Assim, a contabilidade não deve ser vista como uma atividade puramente técnica, mas também deve levar em consideração as implicações sociais e políticas de suas análises. 

A representatividade é fundamental para a contabilidade considerando que equipes contábeis diversificadas possuem diversas perspectivas e experiências permitindo que as empresas abordem problemas de maneiras mais criativas e inovadoras."

Artigo da contadora Juh Círico - Integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCPR



Reprodução permitida, desde que citada a fonte