"A idade está incluída na diversidade, bem como a diversidade racial, étnica e de gênero, por exemplo.
Aceitar a diversidade de pessoas com as mais diferentes idades na área contábil é essencial para construir locais de trabalho inclusivos.
Empresas de contabilidade com pessoas de diversas faixas etárias se beneficiam de uma ampla gama de pontos de vista e expertise.
Uma força de trabalho com muitas gerações permite o compartilhamento de conhecimentos e insights.
Enquanto profissionais com mais idade contribuem com vasta experiência no setor, sabedoria e conhecimento institucional arraigado, contabilistas com menos idade podem oferecer novos insights, habilidades tecnológicas e ideias criativas. Esse contato estimula a inovação e a solução de problemas, com um olhar mais completo.
Como resultado de melhorias técnicas, a área contábil está evoluindo rapidamente. Uma transição suave é assegurada pela aceitação da diversidade de idade, porque as gerações mais atuais têm uma preferência e absorção mais forte pela tecnologia.
Enquanto profissionais das gerações Baby Boomers e X podem oferecer orientação para garantir que as novas tecnologias sejam integradas aos sistemas atuais, em paralelo, contadores das gerações Y e Z podem impulsionar a transformação digital, implementando novas soluções de softwares e ferramentas de automação.
Novas perspectivas e conhecimento experiente trabalham juntos para melhorar a eficiência e a flexibilidade diante das mudanças tecnológicas na profissão contábil.
As atividades operacionais exigem uma força de trabalho diversificada em idade, o que abre potencial para orientação e troca de conhecimento.
Neste sentido, profissionais da contabilidade das gerações atuais podem se beneficiar da orientação de profissionais experientes que podem transmitir conhecimento do setor, padrões morais e importantes lições aprendidas ao longo de suas carreiras.
Essa mentoria estimula o crescimento profissional, acelera o processo de aprendizado e promove a continuidade dentro da empresa.
Assim, a sinergia dentro da equipe diversa pode contribuir para o crescimento e a adaptação da equipe, compartilhando ao mesmo tempo suas experiências, pensamento criativo e novas tendências.
Os clientes da área contábil variam em idade e atividades econômicas. Melhores conexões com o cliente são possíveis por ter uma força de trabalho que reflete essa variedade.
Clientes de todas as idades podem se relacionar com pessoas de diferentes gerações, o que promove compreensão, comunicação e confiança.
Independentemente da idade, os clientes valorizam trabalhar com contabilistas que compreendem suas demandas, preocupações e objetivos financeiros específicos.
A diversidade etária na área contábil melhora a satisfação do cliente, a fidelidade à marca e, por fim, a reputação da empresa.
As organizações contábeis podem criar planos de sucessão eficazes e garantir a sustentabilidade de longo prazo, adotando a diversidade de idade na contabilidade.
Contabilistas de gerações atuais, de uma variedade de grupos de talentos podem ocupar cargos de liderança à medida que profissionais experientes se aposentam, oferecendo novas ideias e pontos de vista, preservando a continuidade organizacional.
Portanto, a diversidade etária na contabilidade é uma necessidade estratégica para o sucesso da organização contábil, havendo necessidade de apoiar a inovação, a adaptação, a orientação, o relacionamento aprimorado com clientes e a sustentabilidade de longo prazo, incluindo pessoas colaboradoras de diversas faixas etárias.
Uma força de trabalho com uma mistura de gerações promove a colaboração, amplia os horizontes e incorpora as melhores características de cada geração. Profissionais da contabilidade de todas as idades podem prosperar, contribuir ao máximo possível e trabalhar juntos para avançar no campo para um futuro próspero e inclusivo, abraçando a diversidade etária.
Espero que esse artigo tenha ajudado você."
Artigo da contadora Juh Círico - Integrante da Comissão de Diversidade e Inclusão do CRCPR
Reprodução permitida, desde que citada a fonte