Acompanhada pelo professor Cláudio Carrasco, uma turma de 38 alunos do curso de Ciências Contábeis da PUC de Toledo visitou, na última terça-feira, 3, a sede do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná – iniciativa que vem entrando cada vez mais na agenda dos estudantes de contábeis do Estado, incentivada pelos professores e também pelo programa Primeiros Passos com o CRCPR.
Somente nos últimos meses, o CRCPR abriu as portas para grupos de estudantes da Unipar de Cascavel e Toledo, da Uniesp de Nova Esperança, da PUC de Londrina e para funcionários da delegacia do CRCPR de Jaguariaíva.
De acordo com o programa Primeiros Passos – exposto aos alunos da PUC de Toledo pelo diretor do CRCPR Gerson Borges de Macedo, é importante começar a entender o lado institucional e organizacional da profissão já durante o período escolar, até para confirmar se a opção pelo curso foi correta.
Alunos do curso de Ciências Contábeis da PUC de Toledo
Durante a visita, os estudantes de Toledo tiveram uma verdadeira aula nesse sentido: assistiram a um vídeo do CRCPR e da história da contabilidade e tiveram breves palestras sobre o sistema formado pelo CFC-CRCs e suas atividades de registro, fiscalização e desenvolvimento profissional, tendo a oportunidade de assimilar, por exemplo, que para ingressar na profissão não basta fazer o curso de Ciências Contábeis: é preciso passar pelo exame de suficiência; e, depois disso, quando já estiver exercendo a profissão, é importante manter-se atualizado. O CRCPR mantém amplos programas de educação continuada.
Objeto de outra aula foi o Museu da Contabilidade, cujas peças contam como a atividade contábil era executada em diferentes épocas, a exemplo de uma máquina calculadora de 1900, uma máquina de escrever de 1930 e um Livro Diário de 1921, entre outras. O museu é decorado com painéis de figuras célebres como o padroeiro dos contabilistas, o apóstolo São Mateus; Frei Luca Pacioli, o pai da contabilidade; João Lyra, patrono dos contabilistas brasileiros; mostra também símbolos da contabilidade e um breve histórico da atividade dos primeiros sinais nas civilizações antigas à atualidade.