Os Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs) da Região Sul possuem, juntos, mais de 90 mil profissionais da contabilidade registrados. Os contadores e os técnicos em contabilidade do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina são profissionais essenciais para os resultados econômicos do Sul do Brasil, que possui o segundo maior Produto Interno Bruto (PIB) entre as regiões do país, ficando atrás apenas do Sudeste. As atividades da classe contábil nessa porção do território nacional são fundamentais para o desenvolvimento sustentável do país e contribuem ainda para bons índices de bem-estar social nessas localidades. Por meio das suas atividades diárias, assessoram governos nos âmbitos municipal e estadual e prestam consultoria para empresas de todos os portes. São, portanto, peças estratégicas para o crescimento socioeconômico não apenas local, como também nacional.
Os presidentes dos CRCs do Sul destacaram qual a importância dos profissionais da contabilidade para o país e os diferenciais dos contadores e dos técnicos em contabilidade dos seus estados. Confira a seguir:
Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR)
"O profissional da contabilidade é um verdadeiro parceiro do empreendedor, sendo reconhecido pela sua credibilidade e competência. Desempenhando suas funções com responsabilidade e com uso da tecnologia, acabam por melhorar o ambiente competitivo das organizações, que requer constante atualização quanto a leis e normas, para que possam cumprir as obrigações requeridas pelas esferas governamentais. Além disso, num mundo onde um volume inimaginável de dados é gerado a cada instante, possui habilidades para transformar esses dados em informações relevantes para a tomada de decisões, visando o sucesso e contribuindo para o desenvolvimento sustentável do nosso país! Por isso, escolhemos a frase "Profissional da Contabilidade: parceiro que agrega valor" como tema da nossa campanha regional em comemoração ao Dia do Profissional da Contabilidade", contou Everson Breda Carlin, presidente do CRCPR.
"A economia do Paraná é muito forte e diversificada, fazendo o estado estar em destaque nos setores da agricultura, indústria, varejo, logística, turismo, entre outras. Isso traz desafios e oportunidades para o profissional da contabilidade, além disso, a classe contábil do Paraná tem uma longa tradição no trabalho de conscientização dos contribuintes quanto à importância da destinação de tributos a projetos sociais. Como resultado, no que se refere ao Imposto de Renda Pessoa Física, por exemplo, o estado é um dos que apresenta os maiores índices nacionais de destinações aos Fundos da Infância e Adolescência e Fundos da Pessoa Idosa", complementou Everson Breda Carlin, presidente do CRCPR.
Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul (CRCRS)
"No Rio Grande do Sul, os profissionais da contabilidade se destacam pela busca incessante pela excelência em sua atuação. Influenciados pela sólida tradição gaúcha, honramos nossa história com profundo respeito, enquanto abraçamos com coragem e determinação as inovações tecnológicas e os desafios do presente. Em nossa jornada, os preceitos éticos são nossa bússola, guiando-nos com firmeza rumo ao progresso e à evolução constante", completou Márcio Schuch, presidente do CRCRS.
Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina (CRCSC)
"Desenvolver e fortalecer economicamente o Brasil: considero estas as contribuições mais importantes que um profissional da contabilidade oferece à sociedade. É por meio de um trabalho primoroso, analítico e pautado na transparência e ética, que profissionais da contabilidade vêm atuando e impactando positivamente no equilíbrio das contas e na prosperidade de todos os negócios. Somos essenciais a este país!", pontuou Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC.
"Santa Catarina é um dos estados que mais se desenvolveu economicamente nos últimos anos e vários de seus municípios são considerados como melhores cidades para se fazer negócios. Esses dados são reflexo, também, da atuação assertiva de um profissional da contabilidade, pois são eles que estão ao lado de gestores públicos, privados e do terceiro setor. Como catarinense e presidente de uma entidade que representa os mais de 22 mil profissionais da contabilidade de Santa Catarina, só tenho a parabenizar pelo trabalho sério e comprometido que estes profissionais fazem, tornando o Estado de Santa Catarina mais forte e uma referência no país", comemorou Marisa Luciana Schvabe de Morais, presidente do CRCSC.
Reprodução permitida desde que citada a fonte.