Na última terça-feira, 7 de julho, o Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR) realizou mais uma transmissão ao vivo em seu canal do Youtube com a discussão sobre a temática “A atuação da Contabilidade Aplicada ao Setor Público em tempos de pandemia”. Organizada pela Comissão do Contador Público do CRCPR, o evento online contou com a participação de mais de 100 pessoas simultaneamente, muitas do interior do Estado. “O objetivo é fomentar o debate acerca da importância do contabilista que atua no setor público, a necessidade do desenvolvimento profissional contínuo, bem como a importância da efetiva participação nos órgãos representativos da classe", explicou o coordenador da Comissão, Márcio Assumpção.
O vídeo está gravado e disponível no canal do CRCPR no YouTube, e em 24 horas teve mais de 400 acessos individuais. Caso não tenha conseguido assistir à transmissão ou queira assistir novamente, acesse no YouTube!
Com duração de uma hora, a transmissão foi moderada pelo coordenador Márcio Assumpção, que abriu o evento apresentando os participantes e questionando sobre o que é o novo normal para os profissionais da contabilidade, principalmente da esfera pública, após a pandemia de covid-19 e crise econômica atual. Os convidados, Laudelino Jochem, presidente do CRCPR; Flávio Roque, diretor financeiro da Secretaria da Fazenda de Londrina e presidente da Associação dos Contadores Públicos do Município de Londrina (ACOPLON); Luciane Franco, diretora geral do Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR); e Antonio Marcos dos Santos Alves, coordenador de Contabilidade, Finanças e Orçamento na Câmara Municipal de Maringá e presidente da Associação dos Contadores Públicos Municipais da Região do Setentrião Paranaense (AMUSEP*), deram opiniões sobre o assunto.
O presidente do CRCPR, Laudelino Jochem comentou as oportunidades da situação atual. "Fomos obrigados a nos reinventar. Este é o melhor momento para repensarmos nossos conceitos e atitudes como profissionais da contabilidade, sair da zona de conforto e buscar algo novo. E na área pública igualmente”, falou Laudelino. Flávio Roque lembrou de outras situações em que o profissional da contabilidade adaptou-se. “Já saímos de uma prestação de contas física nos anos 2000 para o modelo digital, em 2013, tivemos a convergência às Normas Internacionais, e agora teremos novas mudanças. Já nos adaptamos e vamos nos adaptar novamente", comentou Roque.
Já Luciane Franco enfatizou a importância dos contadores, "contadores estão em evidência neste momento, pois tem uma participação especialíssima nas questões publicas. O Tribunal (TCE-PR) valoriza muito o contador e este novo normal inclui uma valorização ainda maior", explicou Luciane. Da mesma forma, Antônio Alves lembrou que os órgãos públicos precisarão mais do que nunca de profissionais da contabilidade. "Devido ao cenário atual, os novos governantes herdarão orçamentos mais enxutos e a participação dos contadores exigirá mais conhecimento, a habilidade de fazer mais com menos, de produzir informação com qualidade e assessorar de forma efetiva os gestores”, lembrou Alves.
Márcio Assumpção encerrou o evento explicando sobre os trabalhos da Comissão do Contador Público do CRCPR, agradecendo a participação de todos e convidando os contadores públicos interessados para que contribuam participando, enviando questionamentos e comentários para o trabalho da Comissão. "O trabalho da Comissão, do TCE-PR e outras instituições tem nos auxiliado a qualificar os profissionais que atuam na área pública, e profissionais qualificados conseguem fazer a diferença no dia a dia e em suas atividades", ainda enfatizou o presidente do CRCPR, Laudelino Jochem, sobre a importância de eventos de capacitação e Lives como esta.
A transmissão foi gerada por meio da plataforma Zoom e transmitida pelo YouTube. Acesse pelo canal do CRCPR no Youtube!
Comissão do Contador Público CRCPR
A Comissão do Contador Público do CRCPR foi criada há 12 anos atrás, pela Portaria 032/2008. Em nova Portaria 021/2020, de 9 de março, a Comissão teve alteração em sua composição e passou a contar com 16 integrantes. Além dos participantes da Live, a comissão é composta atualmente pelos membros Décio Vicente Galdino Cardin; Marcos Antonio Rocco; Aline Bogo; Antonio de Oliveira; Edemilson José Pego; Gilvane de Almeida Braga; Idimara Schlindvein; Larissa Leonardo dos Santos; Lucas Ponvequi de Oliveira; Maria Aparecida da Silva Cambiriba; Mário Antonio Cecato; Maurílio Guerreiro Campos; Simone dos Santos; e é apoiada pelo funcionário do CRCPR, Valdair de Souza. “O objetivo para este ano é fortalecermos as discussões e trabalharmos na melhoria de estudos e debates sobre a contabilidade aplicada ao setor público, além de disseminar estas informações junto aos contadores do estado do Paraná. Por isto, planejamos realizar diversos eventos online, como esta Live, mas voltados para a parte técnica”, ressaltou Assumpção.