Whatsapp Logo Quadrado Whatsapp Logo Quadrado

Notícias

A 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná seria na semana que vem: ficou para maio de 2010.

A 15ª Convenção dos Contabilistas do Paraná, que seria realizada de 23 a 25 de setembro, em Cascavel, foi suspensa por precaução em relação à gripe A, sendo transferida para maio de 2010. Foi uma medida prudente, avalia o coordenador do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná ? FACET, professor Robert Armando Espejo.

A tendência hoje é de queda nos casos da doença, mas quando a decisão foi tomada, as notificações de infecção e mortes eram crescentes. Segundo boletim do Ministério da Saúde, em 12 de setembro último, o Brasil era apontado como o país com mais mortes no mundo: 899 no total. Entre os Estados, o Paraná apresentava a mais alta taxa de mortalidade: 2,08 mortes a cada 100 mil habitantes. Entre 25 de abril e 12 de se­­tembro, foram confirmados laboratorialmente no país 10.401 casos graves para algum tipo de gripe, dos quais 9.249 (88,9%) deram positivo para o novo vírus. Entre os pacientes havia 856 gestantes, e 91 delas morreram.

Por ocasisão da data em que a convenção seria realizada ? última semana de setembro ? é que os estados começam a desmobilizar os centros de atendimento específicos para atendimento à população. Mas em meados de agosto, quando a decisão de suspender a convenção foi tomada, ?foi o melhor que podia ter sido feito?, avalia o presidente do CRCPR, Paulo Caetano. ?Ainda agora, muitas pessoas estão preocupadas?, justifica Lucélia Lecheta, coordenadora de divulgação. ?Para nós da Comissão Organizadora não deixa de ser um tanto quanto frustrante. Porém, a decisão foi acertada e absolutamente ninguém se manifestou contra?, argumenta Gerson Luiz Borges de Macedo, coordenador de finanças.

Na avaliação do coordenador geral do evento, Paulo Cezar da Silva, que mora em Cascavel, pesou bastante na decisão o fato de ?a cidade ter sido muito prejudicada pela nova gripe. Foi destaque inclusive na imprensa nacional?. Segundo ele, as inscrições caíram muito quando o noticiário sobre a doença se intensificou. Em meados de agosto, as autoridades de saúde de Cascavel não estavam autorizando eventos que reunissem multidões. A comissão achou que não podia correr o risco de cancelar a convenção em cima da hora por motivos de força ainda maior, como a impossibilidade de utilizar o Centro de Convenções, transformado que foi em centro de saúde.

Entende Paulo Cezar que a escolha da nova data ? maio de 2010 - é estratégica, tendo em vista que no início do ano os contabilistas fecham balanços, e principalmente porque abril é quando há a entrega do IRPF. O professor Luiz Carlos de Souza, coordenador dos fóruns, acredita que a transferência de data permitirá a organização de um evento melhor ainda, ?que a meta é a excelência?.

Quem havia feito a inscrição pode mantê-la ou solicitar o ressarcimento do valor pelo e-mail convencao@crcpr.org.br. Em caso de dúvidas, ligar para o CRCPR (41) 3360-4700 ou com o Sindicato dos Contabilistas de Cascavel ?

Apucarana suspende aulas após casos suspeitos de gripe em escolas

Duas escolas municipais de Apucarana, Norte do Paraná, tiveram as aulas suspensas por uma semana, porque alguns alunos e professores apresentaram sintomas de gripe A H1N1. A medida é preventiva e tem como objetivo interromper o ciclo de transmissão do vírus. As atividades foram suspensas nessa quarta-feira (16) e serão retomadas na próxima quarta-feira (23).

A coordenadora da vigilância epidemiológica da secretaria municipal de Saúde de Apucarana, Gelcy Marchini, explicou que os 242 alunos da Escola Antonieta Lautenschlager, e as 265 crianças da Escola Joaquim Vicente de Castro, ficarão sete dias em casa. Na primeira escola, dois alunos e uma professora apresentaram os sintomas. Na segunda, foram quatro alunos, três deles na mesma classe.

Todos tiveram os materiais para exame colhidos e devem aguardar os resultados. ?A gente não vai esperar o resultado chegar. Então achamos por bem intervir e suspender as aulas?, disse. Segundo ela, as crianças doentes ficarão mais tempo em casa: serão 14 dias. ?Nesse período em que todas as crianças ficarão afastadas, os pais ou responsáveis deverão ir até as escolas para retirar atividades dos alunos, que farão em casa?, disse.

Além disso, os pais ou responsáveis participarão de uma reunião para conhecer os sintomas da nova gripe e receber informações sobre como proceder nesses casos. Ao todo, a cidade tem 30 casos confirmados de gripe A e duas pessoas morreram em decorrência da doença.

Fonte: Jornal Gazeta do Povo, edição de 17 de setembro de 2009