Discutir o papel econômico e social do cooperativismo: com esse objetivo iniciou na tarde de segunda-feira, 9 de setembro, no auditório Florianópolis do Expocentro Balneário Camboriú, o painel “Cooperativismo: ato cooperativo e ato não-cooperativo”, mediado pelo vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná (CRCPR), Laudelino Jochem.

Na explanação, o painelista Alan de Freitas, ressaltou sobre as oportunidades que o cooperativismo oferece para os contadores.

“Existe um mar de oportunidades em diferentes frentes e, muitas vezes, o que percebo é que os profissionais saem da faculdade sem esse conhecimento. Por isso, vejo como extremamente necessário um projeto para capacitar esses contadores para atuarem nessa área”, ressaltou Alan de Freitas.

O mediador Laudelino Jochem, completou, afirmando sobre a carência de profissionais capacitados para trabalharem no cooperativismo.

“Hoje, os contadores não aproveitam por completo as oportunidades do cooperativismo por falta de preparo técnico, pois é uma área que exige um trabalho especializado de gestão tributária”, destacou Laudelino Jochem.

O painelista Thiago Marques finalizou ressaltando que a Reforma Tributária pode trazer uma nova discussão sobre o conceito de ato cooperativo.

"Mas, precisamos acompanhar com atenção como será essa incidência e questionar alguns pontos: Qual reflexo da reforma tributária em todas as empresas e na operacionalização dos contadores? Qual será o custo para o contador? Como eles vão se reinventar para atender todos os clientes, incluindo as cooperativas? Chegar a essas respostas auxiliarão bastante nesse debate", finalizou Thiago Marques.

Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC)

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências. Apesar disto, o CBC não ocorria há oito anos, já que, em função da pandemia da covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024.

O 21° CBC conta com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Fonte: CFC

Reprodução permitida desde que citada a fonte.