O terceiro dia de atividades do 21º Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC), 10 de setembro, começou com uma homenagem e dois lançamentos. Na abertura do XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, o secretário de Educação Superior do Ministério da Educação (MEC), Wagner Vilas Boas de Sousa, foi homenageado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e o documento orientativo “As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Contábeis – comentada” e o Prêmio Saber Contábil foram lançados.

“As Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Ciências Contábeis – comentada” foi desenvolvido pela Comissão Nacional de Ensino.  O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade, José Donizete Valentina, falou sobre os benefícios do livro e como poderá ajudar as Instituições de Ensino Superior (IES). Valentina esclareceu que, a partir da aprovação da Resolução CNE nº 1, de 2024, haverá dois anos, a contar de 2 de maio deste ano, para a implementação das determinações do documento em todas as Instituições de Ensino do Brasil.

“Isso tem trazido uma grande preocupação, tanto da parte da academia, quanto da Fundação Brasileira de Contabilidade e do Conselho Federal [de Contabilidade], no sentido de que nós temos que dar as mãos e orientar essas instituições que podem ter dificuldade para a implementação. Buscando levar essa orientação, a Comissão Nacional de Educação Contábil do CFC, em um trabalho gigantesco e muito difícil, elaborou esse material com a intenção de poder ajudar e orientar”, explicou Valentina.

Dando continuidade à agenda, a comissão subiu ao palco e apresentou ao público e comentou todo o conteúdo do documento, capítulo por capítulo. O material apresenta cada tópico das diretrizes e apresenta diferentes caminhos para a sua implantação. O coordenador-adjunto da comissão nacional, Elias Caddah, contextualizou como o conteúdo foi desenvolvido.

“Como as Instituições de Ensino têm até dois anos para implementarem as diretrizes, a nossa preocupação foi destrinchar essas diretrizes, de modo comentado, para facilitar as instituições – independentemente da localidade que elas estão inseridas ou se são faculdades, centros universitários ou universidades –, no entendimento do que se espera delas e para que possam fazer seu trabalho de forma organizada e adequada”, disse Cadah.“Agora a bola está com as instituições. Na realidade, elas vão ter que começar a se movimentar para fazer o diagnóstico do que oferecem e as adequações diante das novas diretrizes”, completou.

21º CBC: XIII Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis - Leia mais aqui!

Congresso Brasileiro de Contabilidade (CBC)

O maior evento contábil da América Latina acontece a cada 4 anos e tem a finalidade de capacitar a classe contábil, promover o debate de temas atuais e estratégicos para a contabilidade e proporcionar um ambiente de troca de experiências. Apesar disto, o CBC não ocorria há oito anos, já que, em função da pandemia da covid-19, em 2020, o encontro foi cancelado e transferido para 2024.

O 21° CBC conta com 48 painéis, 9 palestras, 22 fóruns e a apresentação de 136 trabalhos, entre produções técnicas e científicas. A programação ainda inclui Exposição Literária, Feira de Negócios e agenda cultural.

Fonte: CFC

Reprodução permitida desde que citada a fonte.