13º CECOC será no começo de outubro no Teatro Positivo
Estudantes de contábeis das instituições de ensino de Curitiba e Região Metropolitana já podem anotar em sua agenda a data do 13º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba – Cecoc, programado para os dias 1º e 2 de outubro, no grande auditório do Teatro Positivo.
Formada pelos coordenadores de cursos de Ciências Contábeis, professores Marcos Custódio (Universidade Positivo), Claudio Marcelo Cordeiro (Faculdade Santa Cruz), Viviane Freitag (Uninter) e Lúcio Tracz (PUC-PR), a comissão organizadora definiu a data, o local e a temática: serão convidados grandes expoentes da contabilidade para falar sobre o desafio dos agentes da contabilidade para lidar com o imenso volume de informações hoje. Uma vez concluída, a programação estará disponível no portal do evento no site do CRCPR.
As inscrições podem ser feitas diretamente com os coordenadores dos cursos de cada instituição. Um dos mais importantes eventos do estado, o Cecoc é uma iniciativa do CRCPR em parceria com entidades contábeis e instituições que ministram cursos de Ciências Contábeis em Curitiba e Região Metropolitana.
II Prêmio de Monografias
A segunda edição do Prêmio Cecoc de Monografias vai contemplar estudos em duas categorias, ambas sobre tema de livre: uma em que o melhor trabalho será indicado pela comissão organizadora e outra em que o artigo será votado pelos estudantes ( um resumo dos estudos será postado na internet e a votação poderá ser feita após a inscrição). A propósito, os trabalhos devem ser enviados até 28 de agosto.
No ano passado, foram vencedores do prêmio os artigos “Percepção dos contribuintes sobre tributos e sua relação com o índice de retorno do bem-estar social – IRBES”, de Gislaine Borges, orientada pelos professores Ana Léa Macohon Klosowski e João Eloi Olenike; “SPED – Sistema público de escrituração digital – PIS/Cofins”, dos estudantes Cezar Lopes Sampaio, Gabriela Assunção e Renato Anderson Auersvaldt, orientados pela professora Marinei Abreu Mattos; e “Análise comparativa dos ativos intangíveis e ativos fixos com relação ao ativo total das empresas do setor industrial de eletroeletrônicos listados na BM&F Bovespa”, de Dhieme Thiels da Silva Nievola, orientada pelos professores Edson Roberto Macohon e Eduardo Aaron Clazer.