13º CECOC estreia com palestra de Edgard Cornacchione e show de Zico Lamour
Cerca de 1200 pessoas acompanharam nesta terça-feira, 1º de outubro, as atrações da primeira noite do 13º Ciclo de Estudos Contábeis de Curitiba, no Teatro Positivo, na capital. O CECOC é um dos maiores eventos de contabilidade do Estado do Paraná.
Um público aproximado de 1200 pessoas prestigiou nesta terça, 1º, a abertura do 13º CECOC.
A palestra magna de abertura foi proferida pelo premiado docente da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (FEA-USP), Edgard Cornacchione. Ao falar de internet e interatividade a serviço da profissão contábil, o professor abordou uma gama de assuntos acerca das evoluções tecnológicas que provocam profundas transformações nas relações entre homens e máquinas e acabam por exigir dos contabilistas novos conhecimentos, habilidades, bem como visão crítica e apurada acerca da própria profissão diante dos novos cenários.
Edgard Cornacchione apresentou a palestra “internet e interatividade a serviço da profissão contábil”.
Para Cornacchione, chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA-USP, “a contabilidade não pode ser reativa, o retrovisor do empresário, mas sim a condutora de novos negócios”. Nesse sentido, afirmou, é eminente que se discuta a nova missão da contabilidade e invista-se mais em pesquisas a respeito de temas pouco explorados na academia, relativamente a temáticas de contabilidade financeira e gerencial.
Música e humor
Na abertura do evento, o coral da Universidade Positivo interpretou canções como Vamos Fugir, de Gilberto Gil, Pinga com Limão, da dupla Alvarenga e Ranchinho, e o hino gospel Oh Happy Day.
Para fechar o dia, após a palestra de Cornacchione, o humorista Zico Lamour, da Jovem Pan, arrancou gargalhadas da plateia com imitações de personalidades como Henri Cristo, Felipão, Galvão Bueno, e nomes da política paranaense como Roberto Requião, Rafael Greca, Gustavo Fruet e Luciano Ducci, dentre outros.
O coral da Universidade Positivo recebeu os participantes com melodias como "Vamos Fugir".
Zico Lamour na pele do senador Roberto Requião.
Lideranças contábeis
A mesa de honra do 13º CECOC foi composta pela presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta, o conselheiro do CFC Luiz Carlos de Souza, o presidente do Sescap-PR, Mauro Kalinke, o vice-presidente de administração da Fecopar, Paulino José de Oliveira, o presidente do Sicontiba, Narciso Doro Jr., o presidente da Academia de Ciências Contábeis do Paraná (ACCPR), Moacir Baggio, a presidente em exercício do IPMCont, Denise Maria de Oliveira, e Marcos Custódio, coordenador geral do evento e do curso de Ciências Contábeis da Universidade Positivo. Os trabalhos da noite foram conduzidos pelo diretor operacional do CRCPR, Hugo Catossi.
Mesa de honra do evento: ao centro, a presidente do CRCPR, Lucélia Lecheta.
2º dia
A programação do 13º CECOC segue até esta quarta-feira, dia 2, com a palestra Os caminhos e oportunidades da pesquisa em Contabilidade, de Romualdo Douglas Colauto, coordenador do Programa de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR), e apresentação da peça Contabilidade em Cena, da Cia Te-Ato.
O evento é realizado pelo CRCPR e a ACCPR, com o apoio de 27 instituições de ensino paranaenses.
Confira mais fotos do primeiro dia do 13º CECOC: clique aqui.