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:: Quem paga a conta? |
lém da burocracia imposta pelos órgãos estatais que criam óbices para as empresas no Brasil e complicam a vida do cidadão contribuinte, estamos vivendo um calvário de greves de funcionários públicos. Corrija-me se eu estiver errado, mas parece-me que neste governo a coisa piorou (mais greves). Será que é em função do Presidente ter sido líder sindical?
Conclamo aos representantes dos profissionais liberais, Indústria, Comércio e mídia para “comprar” esta briga. Por outro lado, que cada um faça sua parte: GRITE; REPASSE EMAIL’S; NÃO SEJA OMISSO; PRESSIONE SUA CLASSE REPRESENTATIVA. NÃO SEJA MERO ESPECTADOR. SE NÃO FIZER ISTO VOCÊ NÃO PODERÁ RECLAMAR. Que cada cidadão em ação própria ou coletiva, interponha recurso contra O ESTADO, quando comprovado prejuízo em razão das greves. Considerando direito constitucional (Art 5º § XXXIII), o Estado tem a obrigação de atender de dar assistência ao cidadão. Quanto à greve e a categoria, o problema não é do contribuinte, “eles” que se entendam, porém os prejuízos devem ser arcados pelo próprio governo. Os empresários estão com dificuldades em obter certidões negativas, além do fato de uma liberação de empresa em constituição, seu CNPJ estar demorando em média 30 (trinta) dias. Quanto a Previdência, para exemplificar, nos postos em Curitiba estão fornecendo apenas 10 (dez) senhas por dia, portanto, quem precisar, tem que ficar na fila a partir das três horas da manhã. Tudo isto é prejuízo mensurável e que cabe uma ação indenizatória. Quanto mais ações houver, o governo ficará mais atento às suas obrigações (é só ter que “meter a mão no bolso” que rapidinho aparecerão “soluções”). Até o momento nada foi feito ou ninguém intercedeu ou comprou esta briga. É só ver que os dois órgãos (INSS e RECEITA FEDERAL) fazem greves longas todos os anos e, apesar de mostrado na mídia até com apelo emocional (e racional), pessoas passam fome E NADA FOI FEITO. Considerando a tecnologia de hoje, é fácil resolver a situação. Recentemente, o Sindicato dos Contabilistas de Curitiba deu a sugestão para que o processo de inscrição ou alteração no CNPJ fosse feito sem a dependência de pessoas (funcionários públicos). Isto é possível, é só ter vontade e interesse. Moacyr Luiz da Silva |
:: Situação insuportável |
Não há mais condições de trabalhar, as dificuldades para obtenção de certidões nos diversos órgãos da Administração Federal e até Municipal, nos impedem de realizar nossas funções com qualidade. Para obtermos qualquer certidão, temos que ir para filas por volta das duas horas da madrugada e ficar esperando na chuva e no frio, para após as oito horas da manhã, sermos mandados embora, sob a desculpa de que não há mais senhas. Isto é uma vergonha nacional. Gostaria de saber o que poderíamos fazer para mudar essa realidade. Os contadores são os maiores gestores dos impostos arrecadados e são desconsiderados pela administração, que faz o que bem quer. A situação é insuportável. Joanin Scremim dos Santos |
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Apelo aos Auditores da Previdência Social |
Gostaria de manifestar minha indignação sobre as informações prestadas pelo Auditor da Previdência Social com relação a nova GFIP, matéria publicada na pág 3 da edição nº 27 da Folha do CRC. Senão vejamos. Após baixada a nova versão tentamos transmitir as informações e não conseguimos. E por que? 1)- Porque a nova versão está incompatível com a Conectividade Social; 2)- Não se consegue imprimir o comprovante da GR para pagamento; 3)- Por informações do Depto Técnico, através do fone 0800.574.01.01 “ por haver incompatibilidade com a Conectividade Social deverá ser abandonada e ser reutilizada a versão anterior”; 4) Foi tentado reinstalar a anterior - 7.0 - e não conseguido e, como solução, foi retroceder ainda mais e reinstalar a versão em DOS, e, assim, conseguimos transmitir os dados necessários. Isto posto, fazemos um apelo à Previdência Social, e demais órgãos da administração publica, para que não divulguem informações inexatas. Como conseqüência desta informação errada houve congestionamento nas linhas do 0800 de mais de 5 horas. Além desse agravante há o desencontro de informações que nos deixa ainda mais desconfiado em virtude de tantas e tantas pegadinhas que os nossos governantes insistem em pregar - para poder cobrar as famosas multas por atraso - ou seja: no site da Caixa a informação é de que a vigência é a partir de 01-11-2005 e no Download é de que a vigência é a partir de 01-02-2006 mas mesmo assim permitiram baixar o programa. Por que então permitir baixar o programa se ele ainda nem está testado? Adilson Botta |
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Passeata |
Fico feliz que a classe produtiva esteja trabalhando para reivindicar melhorias significativas nas esferas do erário, visto que infelizmente os nossos serviços equivalem aos dos países mais pobres da África como Gabão e Serra Leoa. Somente unidos e deixando de lado certas vaidades poderemos conquistar os nossos objetivos. Mesmo assim estamos distantes do que poderia ser considerado aceitável. Vejamos pelos nossos índices de crescimento, segundo nova análise, talvez o nosso PIB não passe de 2,5%, o que é inaceitável, visto o tamanho poderio produtivo e industrial brasileiro.
Sidney Costa |
:: Melhoria no atendimento já |
Fico feliz pela classe contábil estar batalhando a fim de facilitar o trabalho dos escritórios. Acredito que já seja do conhecimento de vocês que o atendimento previdenciário está uma vergonha, devido a esta confusão de INSS x Receita, a previdência só atende 10 senhas por dia. Um exemplo disso é que o nosso funcionário chegou na fila as 05:20 da manhã e não conseguiu senha, na segunda chegou as 03:40 da manhã e também não conseguiu senha, na terça praticamente dormiu na fila, pois chegou as 02:15 da manhã e acreditem já havia 3 pessoas aguardando. Isto é uma falta de respeito a nós empresários que contribuímos tanto e não temos sequer um bom atendimento pelos órgãos públicos.
Rosangela Ferreira |
:: União de esforços |
Gostaria de parabenizá-los pelo trabalho realizado junto à Receita Federal, no Paraná, no que tange à morosidade nos processos de CNPJ. Nós, contabilistas de São Paulo, também enfrentamos o grande problema abordado por vocês. Acredito que somente com a união de esforços dos profissionais de todos os Estados da Federação poderemos reverter esse quadro lastimável e colaborar com o crescimento e reconhecimento da profissão contábil. Glauco Pedroso Ferreira |
:: CNPJ online |
A iniciativa de encaminhar o projeto para a obtenção do CNPJ online é excelente. Este, na realidade, será um grande passo para se diminuir os custos para a obtenção do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica. No nosso caso temos que nos deslocarmos cerca de 60 km para obtermos uma informação na Receita Federal. É um primeiro passo, mas existem outros serviços que poderiam ser feitos através da Internet, sem a necessidade de grandes custos. Não é só à Receita Federal que ainda precisamos nos deslocar para obter informações quanto aos serviços. O INSS e a Caixa Econômica, no caso do FGTS, também têm a maioria dos seus serviços não efetuados pela Internet. Já afirmei uma vez que estes órgãos deveriam seguir o exemplo da Receita Estadual cuja maioria dos serviços é executada pela Internet. Romildo Arali |
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