Representantes
da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis
e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações
e Pesquisas (Fenacon) e do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) entregaram,
no dia 8 de junho, ao secretário do Desenvolvimento da Produção
do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio
Exterior, Carlos Gastaldoni, propostas para simplificar o registro, a
legalização e a baixa de empresas no Brasil. A iniciativa
é do próprio governo.
Propostas
• APLICATIVO CADASTRAL - Criação de um Aplicativo
Cadastral Eletrônico de Cadastramento Unificado das Pessoas Jurídicas,
integrando os órgãos da União, Estados e Municípios.
• REPASSE AUTOMÁTICO DAS INFORMAÇÕES - As
informações obtidas pela Junta Comercial poderiam ser
repassadas, automaticamente, por meio eletrônico.
• SISTEMA DE CONSULTA INFORMATIZADO - Implantação
de um sistema informatizado, ou pela Internet, para que o próprio
órgão fiscal ou de registro verifique a situação
da empresa e autorize o procedimento requerido.
• PADRONIZAÇÃO DE PROCESSOS - Uniformização
dos processos de abertura, alteração e baixa das empresas,
em todo o território nacional.
• INSERÇÃO DO REGISTRO NO INPI - O INPI também
deveria ser integrado ao processo de legalização e cadastro
das novas empresas, a fim de facilitar as consultas prévias de
nomes para novos empreendimentos.
• PRAZO MÁXIMO PARA REGISTRO - Fixar um tempo máximo
para que os órgãos públicos executem ou atendam
os procedimentos requeridos.
• ELIMINAÇÃO DE AUTENTICAÇÃO E CÓPIAS
- Eliminar a exigência de autenticação de assinaturas
e das cópias de documentos.
• ELIMINAÇÃO DE CERTIDÕES - No caso de alterações
e baixas, considerando que o titular ou os sócios são
responsáveis pelas dívidas da empresa, eliminar a apresentação
das Certidões Negativas, pois as Juntas Comerciais são
órgãos de Registro e não de Fiscalização.
• SUSPENSÃO DE EXIGÊNCIA DE CERTIDÃO - No
caso de greve dos funcionários do órgão emissor
da Certidão Negativa de Débito.
• MODIFICAÇÃO NAS REGRAS DE LEGALIZAÇÃO
DE LIVROS - Considerando a universalização do sistema
de escrituração eletrônica, com autenticação
posterior aos registros efetuados, as normas de regularização
dos livros precisam ser revistas para verificar o que deve ser mantido
ou modificado.
• AUTENTICAÇÃO PRÉVIA DE LIVROS - A autenticação
prévia de livros fiscais, contábeis e comerciais poderia
ser abolida, exigindo-se apenas os termos de abertura e encerramento
com a assinatura do responsável legal pela empresa e do seu Contabilista.
• ANISTIA PARA INATIVAS - Para estimular a baixa de empresas inativas
poderia ser concedida uma anistia em relação às
multas pelo descumprimento de obrigações acessórias,
como a falta de entrega de Declarações.
• OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS – Eliminar
a exigência das obrigações acessórias a partir
da comunicação de paralisação definitiva
das atividades junto ao Registro de Empresas.
• AMPLIAÇÃO DO USO DA INTERNET - A informática
e a Internet podem ser ainda mais utilizadas na redução
dos ônus burocráticos dos contribuintes e do Fisco.
• INTERLIGAÇÃO DOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
- Todos os órgãos deveriam ser interligados por meios
eletrônicos, para facilitar o contato recíproco e racionalizar
os procedimentos burocráticos.
• CONSULTAS ON LINE ENTRE OS ÓRGÃOS - Todas as repartições
fiscais poderiam realizar consultas on line sobre a situação
do contribuinte, evitando que ele tenha que apresentar documentos, novamente,
para comprovar que cumpriu com suas obrigações.
• CAPTAÇÃO DE INFORMAÇÕES VIA INTERNET
- Para manter os cadastros fiscais atualizados com os dados necessários
ao controle das atividades econômicas e da arrecadação
tributária, o Fisco poderá incrementar o uso da Internet
para captar as informações dos contribuintes.
• CONSULTAS PRÉVIAS PELA INTERNET - As consultas prévias
de local e de nome e o fornecimento dos dados poderiam ser feitos pela
internet. A documentação necessária poderia ser
enviada pelo correio ou entregue na Central de Atendimento do Contribuinte,
com prazo definido para exame, aprovação ou apresentação
de exigências pelos órgãos envolvidos.
• ALVARÁS E LICENÇAS - A solicitação
de Alvará ou Licença de Funcionamento à Prefeitura
e suas alterações também poderia ser requerida,
preliminarmente, pela Internet. A repartição competente,
com base nos dados recebidos, informaria ao interessado, dentro do prazo
estabelecido, as exigências que terá de atender.
• TRATAMENTO ESPECIAL PARA AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS - No caso
de micro e pequena empresa, para facilitar e acelerar a abertura, poderiam
ser licenciadas algumas atividades, imediatamente, apenas com uma declaração
do interessado de que atenderá as exigências legais dentro
de um determinado prazo.
• ELIMINAÇÃO DA RENOVAÇÃO DE LICENÇA
DE FUNCIONAMENTO - A renovação periódica das Licenças
de Funcionamento e de Anúncios / Publicidade não representa
nenhum serviço prestado pela Prefeitura, razão pela qual
deveriam ser abolidas as taxas correspondentes.
• CRIAÇÃO DE UMA CENTRAL ÚNICA DE ATENDIMENTO
– Local onde estariam instalados todos os órgãos
envolvidos no Registro, Alteração e Baixa de Empresas.
• COMITÊ PARITÁRIO - Criação pelo Governo
Federal de um Comitê Paritário composto por TÉCNICOS
de todas as entidades envolvidas no processo de abertura, atualização
e baixa de empresas.