:: Muitos contribuintes buscaram orientação sobre o IRPF/2004

Repetindo iniciativa de anos anteriores, muito bem recebida pela população, representantes do Conselho Regional de Contabilidade do Paraná, em parceria com sindicatos de contabilistas de várias cidades do Paraná e Receita Federal, tiraram um dia de seu trabalho para orientar os contribuintes com dúvidas sobre o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF)/ 2004. O mutirão, realizado no dia 7 de abril, teve o principal objetivo de aproximar mais a classe contábil das comunidades.
Em Curitiba, o escritório foi instalado, no Shopping Total do Portão, atendendo mais de 250 pessoas. Na avaliação do coordenador local, contador Paulo Coelho, os resultados teriam sido evidentemente mais expressivos, com mais pontos de atendimento espalhados pela cidade. Esse é um desafio para os próximos anos, mas que depende da participação de mais contabilistas. Para se ter idéia – argumenta -, cerca de 30 profissionais revezaram-se no atendimento ao público, no período das 10h às 22h.

Outras cidades

Segundo Antônio Augusto Godoy de Oliveira, mais de cem contribuintes foram atendidos, em Ponta Grossa, no Shopping Palladium, das 10h às 17h. Em União da Vitória, o mutirão foi das 9h às 17h, na Av. Manoel Ribas. Sandro Di Carlo Teixeira disse que a experiência foi positiva. Em Guarapuava, a campanha ocorreu das 9h às 17h, no Guaira Country Club. Em Maringá, cidade pioneira nessa ação, o posto de atendimento funcionou das 9h30 às 17h, na Av. Getúlio Vargas. Em Paranaguá, os contadores Wanderley Veiga e Eloy Felipe atenderam dezenas de contribuintes com dúvidas.

Exercício de cidadania

“Não é pela quantidade de atendimentos que avaliamos o resultado da nossa campanha, mas pelo exercício de cidadania, em um mês que é o mais complicado para nós”, afirma o presidente do CRCPR, Maurício Fernando Cunha Smijtink. “Muita coisa pode melhorar no País se cada segmento assumir a sua dose de responsabilidade social”, complementa.
O evento contou com a cobertura de jornais, emissoras de TV e rádio de todo o estado e com o apoio da Receita Federal, que forneceu formulário de declaração e mesmo pessoal, no caso de Curitiba, para ajudar na orientação.
Além de multa, quem não fez a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda Pessoa Física, agora, pode ter o Cadastro da Pessoa Física (CPF) cancelado.

 
<< Voltar