:: CRCPR: agência motivadora do crescimento da classe contábil


Seria dificílimo contestar o pensamento corrente e generalizado de que o fundamental para uma nação é ter uma economia forte e competitiva; logo, com indicadores expressivos de produção, em todos os setores.

A riqueza das nações é indicada sempre pelo PIB - Produto Interno Bruto, calculado com base na soma do que produzem, na indústria, no comércio e no setor de serviços.

A principal responsabilidade do Estado (União, estados e prefeituras), no entanto, deveria ser com a educação: oferecer escolas, em todos os níveis; ensino de qualidade em instituições com centros de incentivo à pesquisa, à arte, ao esporte, ao lazer e serviços comunitários diversos. Um modelo de escola bem diferente, portanto, do que temos hoje, distanciado das comunidades.

Estamos pensando também em um novo perfil de sociedade, onde as crianças cresceriam alimentando o prazer de estudar, motivadas a aprender como o processo mais importante de suas vidas. A vida na sociedade atual é voltada preponderantemente para o consumo, daí a relevância dada à produção.

Não que a economia não seja importante. Disso, porém, estabelecidas as regras do jogo, podem cuidar o próprio mercado, os empresários, os trabalhadores e suas instituições. Uma população bem instruída está mais preparada para crescer inclusive na dimensão da competitividade econômica.

É uma pena que o critério de desenvolvimento adotado pelas Nações Unidas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não seja respeitado. É lamentável igualmente que nenhum governo brasileiro tenha empregado seus recursos para promover o crescimento do Brasil nessa linha. Estão mais preparados para a Era do Conhecimento e o salto que prioriza a qualidade de vida os países que definiram com clareza a relação de causalidade entre educação e desenvolvimento.

O CRCPR não é uma instituição educacional, mas, ao assumir em 2002, definimos como meta transformá-lo em uma agência motivadora do crescimento da classe contábil. Foi o que fizemos, nesses dois anos, buscando parcerias com as instituições de ensino, debatendo soluções para os problemas do ensino contábil, promovendo e apoiando cursos e seminários, realizando exames de suficiência. Tentamos instalar um curso de mestrado em contabilidade no Paraná. A própria fiscalização, que é a tarefa maior do Conselho, ganhou um tom pedagógico, preventivo e orientativo.

 

 


Nelson Zafra
Presidente do Crcpr

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