:: CRCPR: agência motivadora do crescimento
da classe contábil
Seria
dificílimo contestar o pensamento corrente e generalizado de que o fundamental
para uma nação é ter uma economia forte e competitiva;
logo, com indicadores expressivos de produção, em todos os setores.
A
riqueza das nações é indicada sempre pelo PIB - Produto
Interno Bruto, calculado com base na soma do que produzem, na indústria,
no comércio e no setor de serviços.
A
principal responsabilidade do Estado (União, estados e prefeituras),
no entanto, deveria ser com a educação: oferecer escolas, em todos
os níveis; ensino de qualidade em instituições com centros
de incentivo à pesquisa, à arte, ao esporte, ao lazer e serviços
comunitários diversos. Um modelo de escola bem diferente, portanto, do
que temos hoje, distanciado das comunidades.
Estamos
pensando também em um novo perfil de sociedade, onde as crianças
cresceriam alimentando o prazer de estudar, motivadas a aprender como o processo
mais importante de suas vidas. A vida na sociedade atual é voltada preponderantemente
para o consumo, daí a relevância dada à produção.
Não
que a economia não seja importante. Disso, porém, estabelecidas
as regras do jogo, podem cuidar o próprio mercado, os empresários,
os trabalhadores e suas instituições. Uma população
bem instruída está mais preparada para crescer inclusive na dimensão
da competitividade econômica.
É
uma pena que o critério de desenvolvimento adotado pelas Nações
Unidas, o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) não seja respeitado.
É lamentável igualmente que nenhum governo brasileiro tenha empregado
seus recursos para promover o crescimento do Brasil nessa linha. Estão
mais preparados para a Era do Conhecimento e o salto que prioriza a qualidade
de vida os países que definiram com clareza a relação de
causalidade entre educação e desenvolvimento.
O
CRCPR não é uma instituição educacional, mas, ao
assumir em 2002, definimos como meta transformá-lo em uma agência
motivadora do crescimento da classe contábil. Foi o que fizemos, nesses
dois anos, buscando parcerias com as instituições de ensino, debatendo
soluções para os problemas do ensino contábil, promovendo
e apoiando cursos e seminários, realizando exames de suficiência.
Tentamos instalar um curso de mestrado em contabilidade no Paraná. A
própria fiscalização, que é a tarefa maior do Conselho,
ganhou um tom pedagógico, preventivo e orientativo.
Nelson Zafra
Presidente do Crcpr