:: Dois escritórios de Londrina obtêm
certificação
Alguns
empresários brasileiros já perceberam que obter a certificação
de qualidade ISO 9001 é uma necessidade cada vez maior. Esta necessidade
também já chegou aos escritórios de contabilidade de todo
o país. O motivo é simples: o mercado não tem tempo nem dinheiro
a perder, por isso os clientes exigem cada vez mais rapidez e eficiência
no atendimento e na prestação de serviços. Alguns, inclusive,
só trabalham com empresas que são certificadas, pois sabem que terão
garantia de qualidade no serviço contratado.
No
Paraná, existem apenas 10 empresas de contabilidade certificadas num universo
de seis mil deste segmento. No norte do Estado, pouquíssimas têm
a certificação, entre essas estão a P.Caetano Consultores,
América Contadores Associados, Escritório Comercial Contad e Organização
Ribeiro. As duas primeiras pertencem ao empresário Paulo César Caetano
de Souza, vice-presidente da Câmara de Contas do CRCPR. As outras duas são
do empresário José Ribeiro. As certificações, concedidas
pela empresa SGS, uma das mais respeitadas certificadoras de ISO do mundo, foram
entregues no dia 24 de abril, Dia do Contabilista, no Village, em Cambé.
Paulo César Caetano |
Conquistar
a ISO 9001 não foi uma tarefa fácil dizem Paulo Caetano e José
Ribeiro. "Se o empresário pensar em obter a ISO como forma de aumentar
seus ganhos rapidamente é bom mudar de idéia", alerta Ribeiro para
os que só pensam no retorno financeiro imediato. Segundo ele, a busca da
qualidade total pode vir a gerar lucro, mas a longo prazo.
Para obter a certificação de qualidade total em serviços, as empresas tiveram que mudar radicalmente seus procedimentos internos e externos. "Mudamos desde o registro de protocolos de recebimento nos escritórios até a padronização dos uniformes dos funcionários", comenta Paulo Caetano.
Foram
dois anos de trabalho
Foram
praticamente dois anos de trabalho para adequar as empresas às normas da
ISO, exigidas pela certificadora SGS. O investimento chegou a R$ 50 mil em cada
empresa. Apesar da cifra elevada, eles dizem que o maior investimento mesmo foi
em tempo. A principal mudança, dizem os empresários Paulo Caetano
e José Ribeiro, é a de postura dos proprietários e dos funcionários.
"Os funcionários estão muito mais conscientes de suas responsabilidades,
sobre a importância do trabalho que eles desempenham ", afirma Ribeiro,
comentando ainda que para que tudo funcione dentro do esperado é essencial
que o dono da empresa tome a frente de todo o processo de transformação.
"Se o empresário não estiver preparado, não adianta nem começar,
pois a mudança exige esforço, liderança e, sem isso, é
difícil mudar toda a cultura interna da empresa". Todos
se beneficiam |