:: Encontro de professores define parâmetros
para disciplinas do curso de Ciências Contábeis
Estabelecer
um referencial para os conteúdos das disciplinas técnicas do curso
de Ciências Contábeis, estimular a discussão de pontos críticos
do ensino-aprendizagem e promover o intercâmbio de práticas pedagógicas
no ensino contábil e entre professores. Foram estes os principais objetivos
do I Encontro de Professores de Ciências Contábeis de Curitiba
e Região Metropolitana, realizado dias 25 e 26 de julho, no auditório
das Faculdades Integradas Santa Cruz Inove, com apoio do CRCPR.
O
encontro foi uma iniciativa da Comissão de Estudos para Formação
e Desenvolvimento Profissional formada pelos coordenadores de Cursos de Ciências
Contábeis de Curitiba e Região Metropolitana. Responderam pela
organização, em parceria com o setor de Desenvolvimento Profissional
do CRCPR, os professores João Valdir Falat (Santa Cruz-Inove), Vilson
José Mazutti (Unicenp), Rosenei Novochadlo da Costa (FAE) e Cláudio
Nogas (Tuiuti).
É
compreensível que o grande número de cursos de Ciências
Contábeis (mais de 500 no país; 49 no Paraná; 16 em Curitiba
e região) exponha uma certa variedade de planos curriculares, afirmam
os coordenadores do encontro. Esta diversidade, no entanto, vem provocando dificuldades
às instituições de ensino para compatibilizar os currículos
de estudantes transferidos, sugerindo prejuízos a um padrão de
qualidade desejável na formação do profissional.
Depois
de analisar a problemática, os participantes do encontro sugeriram ementas
básicas às seguintes disciplinas: Contabilidade Introdutória
Fundamental, Contabilidade Intermediária, Contabilidade e Análise
de Custos, Contabilidade Gerencial, Controladoria, Contabilidade Societária,
Contabilidade Avançada, Iniciação à Pesquisa Contábil,
Teoria da Contabilidade; Auditoria Operacional, Contábil e de Sistemas,
Contabilidade Financeira e Orçamento Empresarial, Análise das
Demonstrações Contábeis, Contabilidade Governamental para
Controle Social, Contabilidade de Seguros, Contabilidade Internacional, Contabilidade
Rural e Imobiliária.
As
conclusões serão levadas ao encontro estadual de professores de
Ciências Contábeis programado para 2004 e, num segundo momento,
para fóruns de nível nacional. Não se trata de fechar as
áreas de estudo, mas de buscar uma unidade referencial à formação
do contabilista, argumenta o professor João Valdir Falat.
Palestras
Em vez da postura em geral carrancuda, fechada, o professor de contabilidade
precisa desenvolver uma expressão mais aberta e espontânea, além
de buscar recursos e técnicas que facilitem a compreensão dos
conteúdos. Em síntese, foi o que ensinou, em sua palestra, o professor
da Universidade de Maringá, Edmar Aparecido de Souza. Já o professor
Nicolau Schwez, especialista em metodologia do ensino superior e doutorando
em comunicação, falou sobre a comunicação como o
grande desafio para a excelência do processo ensino-aprendizagem. "A relação
ensino-aprendizagem é um processo interativo, dinâmico", definiu.
Segundo ele, o velho hábito de falar, explicar, dar exemplos, usar o
quadro, repetir, está superado por técnicas modernas de ensinar.
Em
sua palestra, a professora Acácia Zeneida Kuenzer criticou as mudanças
dos últimos tempos promovidas pelas diretrizes curriculares do curso
de Ciências Contábeis, ameaçando transformá-lo em
mera ponte para uma pós-graduação, sem profissionalizar
adequadamente o futuro contador.
Abertura
Na solenidade de abertura, o presidente do CRCPR, Nelson Zafra, sublinhou a
importância da educação como a ferramenta que prepara as
pessoas para o trabalho e para a vida. "Somente a aprendizagem contínua
pode preparar, na sua total amplitude, o bom profissional e o ser humano integral.
Nosso grande projeto é formar um contabilista com sólida base
científica, para que ele possa dar conta dos desafios do seu trabalho
e outros que o cercam", disse. O diretor das Faculdades Integradas Santa Cruz,
José Antônio Soares, enalteceu a atitude do CRCPR de se unir à
preocupação das instituições e procurar colaborar
com a melhoria dos cursos de Ciências Contábeis.